Resenha: Revolucionários - Emerson Cesar


A história de uma revolução brasileira que começa em 2017. Perfeito para começar o ano, para incendiar a chama da revolução nos corações brasileiros que andam tão desesperançosos.

Revolucionários conta a história de Mario,  estudante de história,  natural de diamantina e o primeiro a alertar o povo brasileiro sobre as atrocidades que ocorreriam no senado, na câmara e no congresso. Homens de terno e gravata que roubavam mais do que qualquer pivete roubaria nas ruas de Belo Horizonte. E é na cara de um desses homens que Mario tem o orgulho de cuspir o proprio catarro recheado de indignação.  Tal ato ocorreu em uma das salas do congresso, filmado pelos colegas de classe la presentes e visto por milhões nas redes sociais, despertando aquela chama citada no inicio. Mas essa revolucao pacifica, feita com discursos e ação popular, não seria suficiente, precisaria da mão firme de Heitor - melhor amigo de Mario - para iniciar a revolução sangrenta, 6 anos depois, matando cada politico corrupto. 

E essa história, contada pelo ponto de vista de varios revolucionários,  mostra a luta do brasileiro contra o sistema e contra a propria cabeça que sisma em se manter quieta, no canto, em cima do muro. Mostra a importancia e o alcance das redes sociais, a revolução online. Mostra o poder das palavras e o poder das armas, a importancia de cada um na luta. Mostra que "sempre que qualquer forma de governo torna-se destrutiva para a vida, para a liberdade e para a busca da felicidade, as pessoas tem o direito de alterá-lo ou aboli-lo." como disse  Thomas Jefferson e como foi citado no livro. Mostra o histórico de revoluções, as varias maneiras de alterar ou abolir a forma de governo, pois esta já prejudica quem nele vive. E eu termino de ler este livro com uma mente mais aberta, e certamente, com vontade de começar uma revolução no país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Onde as árvores cantam

Resenha: O Corpo Morto de Deus

A ESPERANÇA!